“FILOSOFIA ESPÍRITA E SEUS TEMAS”

HOMENAGEM A MANUEL P. SÃO MARCOS

Digo a mim mesmo, no silêncio do meu pensamento, que a filosofia é o caminho árduo-suave que conduz à verdade, aproxima-se, portanto, da verdade, mas fica sempre à beira da verdade”. E sempre em busca desta verdade transcendental, o jovem Manoel P. São Marcos, após atravessar os “mares nunca dante navegados” que separam Portugal do Brasil, aqui aportou e deu início à grandiosa tarefa que certamente lhe coubera na espiritualidade.

Espírito arrojado e lúcido, soube perceber a importância de exaltar a Filosofia Espírita implícita na Codificação de Allan Kardec e de articulá-la de forma didática e sistemática. Iniciou seus estudos de filosofia como autodidata, organizou apostilas sobre o pensamento dos filósofos, e em 1987 inicia o curso, então denominado Introdução ao Conhecimento da Doutrina Espírita. A partir de então passou a escrever textos sobre a temática filosófico -espírita, de modo a permitir a compreensão e assimilação da Filosofia Espírita que, embora inserida no contexto da Filosofia Espiritualista Moderna, possui toda uma conceituação própria e que a identifica na história do pensamento.

O Prof. Manoel P. São Marcos foi deste modo o idealizador e fundador do Curso de Filosofia Espírita, cujo conteúdo programático encontra-se em suas obras “Noções de História da Filosofia”, “Filosofia Espírita Tomo II” e “Filosofia Espírita e seus Temas”. Por isto, a justa homenagem ao mestre, cuja obra inspirou a criação do Instituto Espírita de Estudos filosóficos, cujo objetivo é dar continuidade ao nobre legado que nos deixou como herança cultural.

TEMAS ABORDADOS

FILOSOFIA ESPÍRITA

OBJETIVOS:

Levar o ouvinte a compreender por que Espiritismo é Filosofia, os ramos principais que compõem a Filosofia em geral. Que o ouvinte possa apreender qual o objeto especifico da Filosofia Espírita nesse contexto, assim como as partes que a compõem.

 

A REALIDADE EXISTENCIAL

OBJETIVOS:

Levar o ouvinte a compreender a relação Deus e o Universo, as três substâncias que dão origem aos existentes, assim como o papel determinante do espírito na evolução.

 

A ÉTICA ESPÍRITA

OBJETIVOS:

Conduzira reflexão de forma a o ouvinte entender os conceitos de heteronomia e autonomia, assim como os fundamentos ontológicos da ética espírita, particularmente à luz da filosofia kantiana.

 

A RAZÃO E A FÉ

OBJETIVOS:

Levar à compreensão de que fé e razão são atributos e, portanto instrumentos de conhecimento inerentes ao Espírito. Por tratar-se de manifestação dual na unidade do ser, embora se desenvolvam em diferentes momentos, complementam-se mutuamente.

 

WORKSHOP: ANÁLISE LÓGICA E ONTOLÓGICA DO ASPECTO RELIGIOSO DO ESPIRITISMO

OBJETIVOS:

Levar o ouvinte à compreensão da oposição dos conceitos de religião e religiosidade, através de afirmações de Kardec e Camille Flamarion. Evidenciar o sentido ético da religiosidade espírita, fundamentada em argumentos lógicos, e fundada na essência metafísica imanente.

 

Data: 17 e 18 de outubro de 2015

Local: Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz

 

 PROGRAMAÇÃO |LOCAL |INFORMAÇÕES |INSCRIÇÕES (encerradas)