O Espírita e a Codificação

Não podemos pensar em Filosofia Espírita sem Kardec, pois a base da terceira revelação, e sua manifestação está ali.
Valorizemos e assimilemos Kardec para pensar nosso mundo, e nossa inserção neste mundo.
Esta bússola permite que a Causa Primária e Inteligência Suprema de todas as coisas manifeste-se em nossas ações, em nossa existência nutrindo-nos em plena transcendência.
Já passou da hora de decidirmos por Kardec como meio de elevar o nosso pensamento, pois a revelação é contínua, mas sem a assimilação da base, ela não pode continuar.
E decidir por Kardec não é somente elogiá-lo ou citá-lo, mas assimilar seu método com lógica e rigor.
O momento já passou, tens a escolha nas mãos e a plena responsabilidade em contribuir ou não, com a vinda do Mundo de Regeneração.

José Herculano Pires
Mensagem recebida no dia 21 de Outubro de 2010, no II Simpósio de Filosofia Espírita.

 

A Filosofia e a Transformação da Humanidade

Os homens caminham mancos sem o excelso fluir do Criador, do qual o ser somente pode alimentar-se quando transcende os próprios conceitos a partir da reflexão sobre o mundo, a dor, o destino. Sem essa reflexão, este debruçar-se sobre si mesmo, o ser não flui, o rio da evolução não caminha e segue.
Mas esta reflexão deve inundar-se do Amor, em plena unidade que se chega por um esforço do ser de transcender a dualidade da razão e do Amor.
O único meio de transcender o mundo de provas é por este debruçar-se com a luz do Amor.
Transcendamos nossos conceitos pela reflexão, para tornarmo-nos autônomos em conhecimento e em ações morais, somente pelo reflexionar-se sobre si mesmo, o ser transcende seus pensamentos, e por conseqüência, seu agir no mundo.
Se quisermos transcender o Mundo de Provas, debrucemo-nos sobre o raciocínio, com a bússola e calor do Amor, para assim sairmos de nós em busca plena, livre, autônoma e com o Pai, em busca do outro, e dessa forma, transcenderemos a condição de provas e expiações, para a regeneração em pleno êxtase dos impulsos do Criador!
Sem refletir, aquecidos pelo Amor, não podemos transcender!

Léon Denis
Mensagem recebida no dia 21 de Outubro de 2010, no II Simpósio de Filosofia  Espírita.