Para a consecução de seus objetivos, o IEEF desenvolve ações organizadas nas seguintes áreas:

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Formação

Objetivo: Preparar os horizontes culturais dos alunos, estimulando a reflexão filosófica para além da mentalidade técnica e cientificista que caracterizam nossos tempos.
Serviços: Aulas; palestras; debates; seminários; simpósios; workshops; oficinas; congressos; formação de multiplicadores; formação de facilitadores; encontros temáticos.

Pesquisa

Objetivo: Reunir conteúdos, gerar e desenvolver pesquisas sobre filosofia e temas relacionados à causa do IEEF.
Serviços: Grupos de estudo para elaborar pesquisas; disponibilização de pesquisas referentes aos conteúdos relacionados à causa do instituto.

Publicações

Objetivo: Divulgar a Filosofia, em especial a espírita, tornando-a acessível a todos.
Serviços: Material didático; publicações sobre o conteúdo abordado.

A doutrina filosófica espírita e a educação

Educação como estratégia de desenvolvimento humano. O Espiritismo é uma doutrina filosófica porque possui princípios e causas e se constitui num sistema devidamente organizado explicando o homem e a vida. Afinal, conforme ensina Kardec, “a fé necessita de uma base e, essa base, é a compreensão perfeita daquilo em que se deve acreditar”.

Porém, a doutrina espírita não está restrita apenas ao “O Livro dos Espíritos”, mas espalha-se pelo conteúdo de diferentes obras kardequianas, inclusive as chamadas subsidiárias. Segundo o autor, “ninguém, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social; é um mundo que se abre diante de nós”.

Esse mundo que se abre diante do ser humano estrutura, automaticamente, uma filosofia espírita da educação. O aspecto educacional do Espiritismo, por meio de sua filosofia, descortina um mundo novo para renovação moral do homem, a partir da constatação da imortalidade e da reencarnação. E a palavra abalizada de Kardec sentencia: “É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade”.

A filosofia da educação abrange todo o contexto de ações e reações subjetivas que vai do ser como ser, ao social como social e como cultura. A filosofia da educação extravasa de sua própria polaridade no momento em que transcende o social para penetrar no cultural, no pleno domínio do espírito.

A Doutrina Espírita se ocupa de toda a realidade em todas as suas dimensões. Inclui em suas reflexões o plano dos Espíritos, objetivamente, como reais, e não como entes abstratos, de razão ou míticos. Admite a filosofia espírita, as íntimas relações dos Espíritos conosco, os encarnados, e suas manifestações no plano físico, com reflexões especulativas sobre isso tudo, sem prejuízo das experiências científicas correspondentes.

Da filosofia emana a filosofia da educação, que por sua vez desenvolve uma pedagogia, e com o Espiritismo não é diferente. De sua filosofia tem-se, com naturalidade, a filosofia espírita da educação, que é um sistema ético-moral tendo por base a moral ensinada e vivida por Jesus.

Como já citado, a filosofia da educação abrange o domínio social e cultural do homem – espírito reencarnado – e, também, penetra no pleno domínio do Espírito, no entendimento que o mundo corpóreo e o mundo espiritual interagem, sendo a humanidade o conjunto dos dois mundos, que se interpenetram.

Essa cosmo visão do ser e da vida, de forma sistêmica, é referência da filosofia espírita, o que nos leva a considerar, necessariamente, que temos em mãos uma nova educação: a educação total do Espírito!

Estudar a filosofia espírita e suas consequências educacionais para chegar à prática pedagógica espírita no exercício da cidadania é tarefa a que se propõe o IEEF.