Esta página apresenta um breve esboço do conteúdo apresentado em cada obra que compõe a Codificação Espírita. O download das obras pode ser feito clicando em cada título na sequência do texto. Disponibiliza também os links para download da Coleção da Revista  Espírita, cujos arquivos são da editora FEB – Federação Espírita Brasileira.

 

  codificacao

 

A Codificação Espírita

O Livro dos Espíritos não é, porém, apenas, a pedra fundamental ou o marco inicial da nova codificação. Porque é o seu próprio delineamento, o seu núcleo central e ao mesmo tempo o arcabouço geral da doutrina. Examinando-o, em relação às demais obras de Kardec, que completam a codificação, verificamos que todas essas obras partem do seu conteúdo”.

J. Herculano Pires

Em 18 de abril de 1857 é lançado O Livros dos Espíritos – Filosofia Espiritualista, contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade – segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns – recebidos e coordenados por Allan Kardec.

Em 15 de janeiro de 1861 surge O Livro dos Médiuns – Espiritismo Experimental, que contem o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do EspiritismoEnsino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo, continuaçõ de O Livro dos Espíritos.

Em abril de 1864 Allan Kardec publica O Evangelho Segundo o Espiritismo com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida.

Em 1865 Allan Kardec lança O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo, obra que realiza um exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.

A quinta obra que compõe a codificação espírita foi publicada em  6 de janeiro de 1868 – A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Nesta obra Allan Kardec elabora um estudo onde analisa que a Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.

Outra obra de grande importância para quem busca conhecer a Doutrina Espírita é O que é o Espiritismo – noções elementares do mundo invisível, pelas manifestações dos Espíritos, publicada em julho de 1859, apresenta o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e resposta às principais objeções que podem ser apresentadas. Contém também a biografia de Allan Kardec por Henri Sausse.

A Revista Espírita

rev esp

Segundo o prof. J. Herculano Pires: podemos acompanhar nestas páginas, passo a passo, o esforço ao mesmo tempo grandioso e minucioso de Kardec na construção metódica da Doutrina e na estruturação do movimento espírita. A História do Espiritismo se nos apresenta, assim, como uma forma de vivência que se autofixou na escrita. (…) Nada se oculta ao leitor. Os problemas, as preocupações de Kardec, suas lutas dentro e fora do meio espírita, suas vitórias tranquilas, sua resistência à calúnia, à mentira, à difamação, sua fé inabalável, tudo isso palpita nestas páginas e nos dá a impressão de vivermos ao lado do Codificador, na sua época. (…) Por isso podemos afirmar que a publicação desta coleção marca uma nova era do Espiritismo no Brasil e em todo o continente.

De 1858 a 1869 Allan Kardec dirigiu e publicou a Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos, contendo o relato das manifestações materiais ou inteligentes dos Espíritos, aparições, evocações, etc., bem como todas as notícias relativas ao Espiritismo. – O ensino dos Espíritos sobre as coisas do mundo visível e do invisível; sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e o seu futuro. – A história do Espiritismo na Antigüidade; suas relações com o magnetismo e com o sonambulismo; a explicação das lendas e das crenças populares, da mitologia de todos os povos, etc.

Para download da Revista, acesse os links abaixo:

Vol. 1 – 1858  / Vol. 2 – 1859 Vol. 3 – 1860 Vol. 4 – 1861 

Vol. 5 –  1862Vol. 6 –  1863Vol. 7 – 1864Vol. 8 –  1865

Vol. 9 – 1866Vol. 10 – 1867Vol. 11 – 1868Vol. 12 – 1869

Indíce Geral