Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou pelo menos, nenhum escrito deixou. Como Cristo, teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por haver atacado as crenças que encontrara e colocado a virtude real acima da hipocrisia e do simulacro das formas; por haver, numa palavra, combatido os preconceitos religiosos,

Venha descobrir mais sobre Sócrates e sua influencia na base do cristianismo e a contribuição de suas idéias na Doutrina Espírita e nos estudos sobre o comportamento.

Nome do Curso: Sócrates e o Espiritismo Dia e Horário: Sábados das 16h às 17h30´ Carga Horária: 21 horas de curso divididos em 14 aulas – de 03/08  a  30/11/2013 Público Alvo: alunos de todos os anos do curso de filosofia espírita de todos os Centros e Institutos Espíritas.

Expositora: Márcia Britto

Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pelas FMU, especialização em Administração de Empresas pela FGV, formação como focalizadora em Jogos Cooperativos em sala de aula pela Kepler Consultoria e em Coaching pela Holos Consultoria. Ex-professora universitária na Anhembi-Morumbi e atual focalizadora em cursos e atendimento em Coaching de Executivos no espaço Scintilla. Vários cursos na área comportamental e formação nos cursos: básico, aprendiz do evangelho e mediúnico, pela Seara Bendita/SP

Local: IEEF R. Mesquita, 789 – Vila Mariana – São Paulo/ SP Número de vagas: 15

Inscrições e informações: No próprio local do curso ou por telefone: (11) 4324-1846 Atendimento das 13h às 19h Site: http://www.ieef.com.br/site/?page_id=269

Investimento: Grátis

O Curso Inclui: Apostila Certificado de Conclusão

O Curso não inclui: Créditos para cursos regulares

Objetivo Geral: “Capacitar os participantes a compreender as idéias e metodologia de Sócrates nas bases da construção filosófica da Doutrina Espírita”.

Objetivos Específicos:

  • Compreender, de maneira sistêmica e global, a vida de Sócrates e o contexto histórico em que viveu.
  • Identificar a importância do sofismo como também do método criado por Sócrates.
  • Compreender o sentido de Ética e Moral para Sócrates e sua influencia na Filosofia Espírita.
  • Identificar  as correspondências do entendimento de Deus, alma e reencarnação para Sócrates e Platão.
  • Conscientizar da mensagem deixada por Sócrates em seu julgamento e morte.
  • Identificar as congruências da vida de Sócrates e Jesus.
  • Compreender a importância do autoconhecimento e autoconfiança trazidos por Sócrates na Doutrina Espírita.

Metodologia: O curso é composto de apresentações teóricas, havendo aplicações práticas e exercícios individuais e coletivos. Aulas expositivas são interativas, utilizando recursos de multimídia, vídeos, jogos e debates.

Os recursos materiais utilizados serão: slides / data show, lousa, CD e DVD: vídeos e trechos de filmes para elucidar aspectos do tema.

Para acompanhar o curso, os participantes só necessitarão de folha ou caderno de anotações, caneta ou lápis e a apostila do curso. É uma metodologia participativa, onde as pessoas aprendem, trocam e compartilham o conhecimento, agregando valor umas as outras para o melhor aproveitamento do conteúdo.

Conteúdo Programático/Programa:

Agosto
Aula I – Apresentação do curso, dos participantes e da expositora
Aula II –  Introdução com a Biografia/vida de Sócrates
Aula III – Contexto Histórico – A Grécia na época de Sócrates: política, religião, economia e vida pública. A linha do tempo de Sócrates e Platão e a Cronologia.
Aula IV – Sócrates X Sofistas – a influência recebida, as diferenças e os objetivos de Sócrates.
Aula V – O Método Indutivo e a Maiêutica – suas bases e a influência na Filosofia espírita

Setembro
Aula VI – O julgamento e a morte de Sócrates – seu legado
Aula VII – Sócrates, seus discípulos e a Filosofia
Aula VIII – Sócrates, Aristófanes e Xenofonte

Outubro
Aula IX – Sócrates, Platão e Aristóteles
Aula X – Deus, alma e reencarnação para Sócrates e Platão
Aula XI – Sócrates e Jesus

Novembro
Aula XII – Sócrates – o autoconhecimento e a autoconfiança
Aula XIII – Reunião de grupo para estudos e discussões. Esclarecimento de dúvida e entrega dos trabalhos (*)
Aula XIV – Fechamento, Conclusão e discussões dos trabalhos – avaliação geral do curso e sugestões futuras.

Avaliação:

    • Verificação de entendimento em cada aula que ficará em poder do aluno
    • Apresentação escrita de material discutido pelo grupo no penúltimo dia do curso

Material de apoio

  1. Força  Soberana – João Nunes Maia/Miramez
  2. Pão Nosso – Francisco Cândido Xavier
  3. Caminho, Verdade e Vida – Francisco Cândido Xavier
  4. Palavras  de Vida Eterna – Francisco Cândido Xavier
  5. Apostila do curso

Bibliografia básica
KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed., São Paulo, IDE, 1984.
PIRES, H. Os Filósofos. 2ª Ed., São Paulo, FEESP, 2001

Bibliografia sugerida
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. Ed., São Paulo, FEESP, 1995.
MARIAS, Julián História da Filosofia, 1ª edição, São Paulo, Martins Fontes, 2004 HADOT, Pierre O que é a Filosofia Antiga? 4ª edição, São Paulo, Edições Loyola, 2010

Bibliografia de consultada
VERGEZ, A. HUISMAN, D. Historia dos filósofos ilustrada pelos textos 7ª edição, Rio de Janeiro: Livraria Freitas  Bastos, 1988
BOTTON, ALAIN DE – As consolações da Filosofia, RJ, Editora ROCCO, 2001 Revista Mente▪Cérebro& FILOSOFIA –Platão e Sócrates, 2ª edição, São Paulo: Duetto Editora, revisada de 2007.
HUXLEY, Aldous.  A Filosofia Perene 1ª edição, São Paulo: Editora Globo, 2010. DORION, Louis-André – Compreender Sócrates, 4ª edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2011
MARLY MEINBERG / Sócrates: A Individualidade Na Grécia –publicada na WEB Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bibliografia de apoio
BRUN, J. Sócrates. Lisboa, Dom Quixote, 1960. (Coleção Mestres do Passado, n.º 9); SANTOS, M. F. dos. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. 3. Ed., São Paulo, Matese, 1965;
MAGALHÃES-VILHENA, V. de. O problema de Sócrates. O Sócrates histórico e o Sócrates platônico. Lisboa: Gulbenkian, 1984;
MOSSÉ, Claude. O processo de Sócrates. Tradução de Arnaldo Marques. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987;
GUTHRIE, William K. C.. Sócrates. Cambridge: University Press, 1994;
COTRIM, Gilberto. Fundamento da Filosofia, 2000;
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia, 2005;
SPINELLI, Miguel. Questões Fundamentais da Filosofia Grega. São Paulo: Loyola, 2006, pp. 45-186; Revista Filosofia – Ciência e Vida, ano VI, 2012, pag.14 – Conhece-te a ti mesmo, de Gustav Dainezi http://www.filoinfo.bem-vindo.net/plotinus/

Curiosidades: MESSADIE, GERALD – SOCRATES E XANTIPA: UM CRIME EM ATENAS, RJ, EDITORA BERTRAND, 2003 MARINOFF, LOU – MAIS PLATÃO, MENOS PROZAC – A FILOSOFIA DO COTIDIANO. RJ, RECORD, 2008

(*) Temas dos trabalhos para realização em sala de aula: – O cuidado de si e o cuidado do outro – exemplo de Sócrates na sociedade (CARIDADE) OU – Sócrates e a virtude, o amor, a política e o conhecimento (teoria do conhecimento) OU – O Saber de Sócrates: o valor absoluto da intenção moral (O mal e o bem)

INSCRIÇÃO NO CURSO