A intuição na Interdisciplinaridade

Autor: Maria José Marcos

O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e a Doutrina Espírita

Autor: José Márcio de Almeida

Bergson e o Espiritismo: A Evolução do Princípio Espiritual

Autor: Astrid Sayegh

A questão da tradução na exegese espírita

Autor: José Márcio de Almeida

Filosofia e Liberdade

Autor: Astrid Sayegh

Bergson e a Filosofia Espírita

Autor: Dora Incontri

Algumas concepções bergsonianas se aproximam do Espiritismo e outras encontram nele uma interpretação bastante plausível, o que nos leva a uma pista dessa conexão existente entre a Filosofia de Bergson e os fenômenos psíquicos, abstraindo-nos naturalmente nessas considerações, das influências ideológicas comuns, refletidas em ambas as correntes.

Relações entre física quântica e Espiritismo elas de fato existem?

Autor: Ricardo C. Mastroleo

O corpo da Doutrina Espírita, por sua vez, encontra-se totalmente adequado aos desafios que quaisquer investigações científicas lhe sejam impostos, pois seus sólidos alicerces científicos formam a base de uma teoria Espírita que se enquadra perfeitamente dentro da visão moderna da epistemologia da ciência.

A Origem da Vida – Correlações com a Doutrina Espírita

Autor: Ana Maria R. Catalano

Para apreender a realidade metafísica subjacente aos seres do Universo, é preciso ir além das proteínas, além das moléculas, além dos átomos e das partículas subatômicas constituintes da matéria, ir além inclusive da nossa concepção de espaço-tempo, ou seja: é preciso remontar à “causa primária de todas as coisas.

Santo Agostinho e o Autoconhecimento

Autor: Astrid Sayegh

Toda a trajetória humana consiste em uma busca progressiva de respostas, na qual o homem procura superar a si mesmo em meio aos conflitos existenciais em direção à almejada verdade libertadora. Efetivamente, importa em um primeiro momento questionar: como se chegar a essa verdade? E ainda, o que é a verdade?

Século XIX – Um berço para a Doutrina dos Espíritos

Autor: Dilermano Massei

Ao iniciarmos este estudo, pontuamos que no século XIX todos os setores das atividades humanas passavam por uma efusão evolucionista, conjugada com sistemas de ideias voltadas para a melhoria social, e a culminância de uma era de desenvolvimento científico baseado no método científico experimental para o conhecimento. Entre os sistemas doutrinários que surgiram nesta época e contexto está o Espiritismo. Aqui se quer mostrar sob que condições, tempo e lugar nasceu uma doutrina que conjuga o pensamento de uma época de buscas de soluções para o quadro de necessidades humanas, as quais estão relacionadas com o progresso moral do homem.

O Cérebro e a Mente

Autor: David V. Monducci

A última década do século XX foi denominada de “a década do cérebro” pelos neurocientistas. Profissionais que se dedicam ao estudo das neurociências irmanaram-se em um objetivo comum na tentativa de melhor compreender como o nosso cérebro funciona. Como conseqüência desse trabalhos reacendeu-se as discussões em torno da nossa consciência ou mente.

“A Ciência confirma Espiritismo” (sic)

Autor: Ana Maria R. Catalano

Tornou-se lugar comum no meio espírita a afirmação, um tanto quanto temerária, de que os avanços científicos e tecnológicos vêm comprovar a veracidade dos fenômenos espíritas, como se estes necessitassem de tais avanços para sua comprovação. Existem vários aspectos que podem ser levantados sobre esta questão, mas ressaltaremos apenas dois, por considerá-los mais oportunos e adequados à nossa proposição.

Epicteto e a paixão no coração do pensamento

Autor: Antonio Carlos Tarquínio

A Doutrina estóica antiga situou no coração do homem o coração da vida. Epicteto, longe de pregar a insensibilidade, aconselha a vigilância constante e incansável do sentimento a fim de que se não seja levado de roldão pelo vórtice das impressões.

Atualizar Kardec…

Autor: Cláudio Guimarães

Ultimamente temos observado que o estudo sistemático do Espiritismo exige atenção especial à questão da definição de termos abordada em tratados de Metodologia Científica. Temos nos deparado com discussões acaloradas sobre determinados assuntos e, passado algum tempo, chega-se à conclusão de que as pessoas estão de acordo sobre os conceitos mas as palavras foram mal empregadas, ou os conceitos foram deturpados pela temporalidade dos termos.

“TEORIAS Espíritas e Rigor Científico”

Autor: Astrid Sayegh

Mesmo diante de novas teorias e o avanço vertiginoso da Ciência Moderna, os alicerces da Doutrina dos Espíritos permanecem inabaláveis. Mais do que isso, tudo parece convergir no pensamento atual para a comprovação da legitimidade da obra de Allan Kardec. Diante desse panorama positivo, importa, no entanto, que qualquer teoria que se pretenda científica em nome da Doutrina dos Espíritos seja submetida à prova quanto a sua legitimidade. Faz-se necessário submetê-la aos critérios e rigor metódico, pois Espiritismo não é uma questão de pontos de vista ou ideias do senso comum, mas uma ciência rigorosa que possui um corpo de conhecimento coeso, e que enquanto tal pressupõe uma reflexão empreendida com seriedade e precisão.

A Intuição Fenomenológica como Método de Conhecimento no Século XX

Autor: Maria Alba Cincotto

A relação entre sujeito e objeto, seja ele real ou abstrato, resulta em apreensão do objeto segundo um juízo, arquivado em sua memória como conhecimento. À medida que o seu conhecimento evolui é natural que ele tenda para uma generalização, ou melhor, uma síntese desse conhecimento. No entanto, para o filósofo, cada etapa de conhecimento atingido não o satisfaz, sendo próprio do seu espírito inquieto a busca incessante de uma verdade, naquilo que ela pode trazer de universal.

O conceito de Deus na doutrina espírita à luz do pensamento Aristotélico

Autor: Maria Alba Cincotto

Ao longo da história da humanidade, crer na existência de Deus sempre esteve na preocupação do ser pensante, e foi no campo da metafísica que cada filósofo apresentou o seu conceito sobre a divindade, conceito que, naturalmente, evoluiu ao longo dos séculos.

É possível estudar científicamente a vida após a morte?

Autor: Eduardo André R. de Lima

Análise Filosófica à pergunta Espiritismo é religião?

Autor: Lindemberg Jackson Sousa de Castro