Expositor Responsável: Antonio Carlos Tarquínio

Horário: Quintas-Feiras – 11:00h as 12:15h

Início: 05/03/20  Duração: 1 semestre

MATERIAL DIDÁTICO | CORPO DOCENTE | INSCRIÇÕES (ENCERRADAS)


Pensando a autotransformação à luz da Philosophía Antiga


Quem procura o Espiritismo visa à religião, contudo, acha uma doutrina científico-filosófica-religiosa.

Esse será sempre o problema.

Quem quer religião nem sempre deseja também ciência e filosofia.

O Espiritismo como religião é prática social, culto, e para a maioria isso basta.

Para entender e se ajustar à parte religiosa basta ir às sessões, assistir as palestras, tomar passes. Mas, para quem quiser penetrar seus outros meandros, será necessário envolver-se com leituras e indagações que lhes ponham em contato com as grandes questões da humanidade, e com o modo de encaminhamento de suas soluções pela filosofia espírita.

Teu envolvimento pessoal com os outros aspectos da Doutrina dependerá de quanto tua necessidade de religião poderá se transformar em vontade de conhecer o caminho de autotransformação, isto é a Philosophía.

O ponto de partida dessa vez será de fora para dentro.

Primeiro a Philosophía.

 Contudo, a cada passo do caminho serão indicadas as conexões de ideias com o pensar dos Espíritos.

O que nos interessa nesse curso é municionar os interessados com informações que lhes possibilitem alargar o sentido da autocompreensividade, fator determinante na realização efetiva da mutação interior.

Alguns textos sugeridos por nós podem enganar quanto ao caráter que apresentam se não lhes analisamos a essência. À vista disso emito um aviso: é sempre bom lembrar que a psicologia nasceu da Philosophía. 

Termino avisando que o curso será um curso de leitura e discussão de textos.

Não significa que não haverá aulas expositivas também.

Aprender a viver: O que é a filosofia? A finitude humana e a questão da salvação, filosofia e religião: dois mundos opostos de abordar a questão da salvação, as três dimensões da filosofia: a inteligência do que é (teoria), a sede de justiça (ética) e a busca da salvação (sabedoria).

Um exemplo de filosofia antiga: O amor à sabedoria segundo os estoicos,     theoria: a contemplação da ordem cósmica, ética: uma justiça que toma a ordem cósmica como modelo, do amor à sabedoria à prática da sabedoria: a morte não é para ser temida, ela é apenas uma passagem, pois somos um fragmento eterno do cosmos, alguns exercícios de sabedoria para se por em prática a busca da salvação, os dois grandes males: o peso do passado e as miragens do futuro, “esperar um pouco menos, amar um pouco mais”, em defesa do ‘não apego’, “quando a catástrofe acontecer, eu me terei preparado”: um pensamento de salvação que se deve inscrever no futuro do pretérito.

A vitória do cristianismo sobre a filosofia grega. Theoria: como o divino deixa de se identificar com a ordem cósmica para se encarnar numa pessoa – o Cristo; como a religião nos convida a limitar o uso da razão para dar lugar à fé, ética: liberdade, igualdade, fraternidade – o nascimento da ideia moderna de humanidade, sabedoria: uma doutrina da salvação pelo amor que nos promete, enfim, a imortalidade pessoal.

A Hermenêutica do sujeito: subjetividade e verdade, novo ponto de partida: o cuidado de si, as interpretações do preceito délfico “conhece-te a ti mesmo”, Sócrates como o homem do cuidado: análise dos três extratos da Apologia de Sócrates, o cuidado de si como preceito da vida filosófica e moral antiga, o cuidado de si nos primeiros textos cristãos, o cuidado de si como atitude geral, relação consigo, conjunto de práticas, razões da desqualificação moderna do cuidado de si em proveito do conhecimento de si: a moral moderna, o momento cartesiano, a exceção gnóstica, Filosofia e espiritualidade.

Exercícios espirituais e filosofia antiga, exercícios espirituais.

O ser e a serenidade: Aproximação da serenidade.

Caminhos da realização: o livro de Jonas, quem é Jonas, alguns arquétipos, a escada do desejo e do medo, morte e ressurreição, os medos de Jonas e os nossos medos, o medo do sucesso, o medo da diferença, o medo de mudanças, o medo de se conhecer, o mergulho no inconsciente, o tornar-se autêntico, cuidar do Outro, a felicidade de ver os maus castigados, o medo de amar.

Utilizaremos textos dos livros listados a baixo:

Aprender a viver, Luc Ferry
Exercícios espirituais, Pierre Hadot
A hermenêutica do sujeito, Michel Foucault
O ser e a serenidade, J. Herculano Pires
O Manual de Epicteto
Livro dos Espíritos
La philosophie comme éducation des adultes: Histoire du souci
Caminhos de realização, dos medos do eu ao mergulho no ser

Obs. Não será preciso se preocupar com a compra de livros, pois forneceremos Xerox antecipadamente dos textos que utilizaremos em sala de aula.

Antonio Carlos Tarquínio