INSTITUTO ESPÍRITA DE ESTUDOS FILOSÓFICOS

saomarcos

“Digo a mim mesmo, no silêncio do meu pensamento, que a filosofia é o caminho árduo-suave que conduz à verdade, aproxima-se, portanto, da verdade, mas fica sempre à beira da verdade”. E sempre em busca desta verdade transcendental, o jovem Manoel P. São Marcos, após atravessar os “mares nunca dante navegados” que separam Portugal do Brasil, aqui aportou e deu início à grandiosa tarefa que certamente lhe coubera na espiritualidade.

Espírito arrojado e lúcido, soube perceber a importância de exaltar a Filosofia Espírita implícita na Codificação de Allan Kardec e de articulá-la de forma didática e sistemática. Iniciou seus estudos de filosofia como autodidata, organizou apostilas sobre o pensamento dos filósofos, e em 1987 inicia o curso, então denominado Introdução ao Conhecimento da Doutrina Espírita. A partir de então passou a escrever textos sobre a temática filosófico -espírita, de modo a permitir a compreensão e assimilação da Filosofia Espírita que, embora inserida no contexto da Filosofia Espiritualista Moderna, possui toda uma conceituação própria e que a identifica na história do pensamento.

O Prof. Manoel P. São Marcos foi deste modo o idealizador e fundador do Curso de Filosofia Espírita, cujo conteúdo programático encontra-se em suas obras “Noções de História da Filosofia”, “Filosofia Espírita Tomo II” e “Filosofia Espírita e seus Temas”. Por isto, a justa homenagem ao mestre, cuja obra inspirou a criação deste Instituto, cujo objetivo é dar continuidade ao nobre legado que nos deixou como herança cultural.

Hoje, após 20 anos de dedicação ao estudo e ensino da Filosofia Espírita, sob a escola do Prof. São Marcos, diversos expositoresse reúnem numa instituição autônoma, no sentido de estender a reflexão sobre a Filosofia Espírita a todos, através de palestras e cursos sistematizados, às casas espíritas e ao movimento espírita em geral.  Há também a preocupação de se  criar um núcleo de reflexão e de pesquisa. Para tanto o Instituto pôde contar com apoio de Nancy Puhmann di Girolamo, conselheireira da Instituição Beneficente Nosso Lar, cujo cabedal de cultura permite reconhecer a importância do estudo do aspecto filosófico doutrinário, e muito nos incentiva a exaltar o valor da cultura espírita e sua ampla divulgação.

O IEEF conta com um quadro de expositores preparados de modo a aprofundar a Filosofia dos Espíritos em sua rica temática e especificidade, de modo a tornar acessível a Filosofia Tradicional, na qual está inserida o pensamento filosófico espírita.

Além da escola do Prof. São Marcos, o Instituto também , ministra cursos sobre Leon Denis e Herculano Pires, além de cursos de História da Filosofia e cursos temáticos de Filosofia geral.

É com muita alegria que, sustentados por bases sólidas do passado, pela sabedoria do prof. São Marcos, um dos expoentes na divulgação da Filosofia Espírita, fundamos todos, expositores e alunos, mais essa atividade cultural, como forma de dar continuidade ao trabalho de tantos anos, e de lançar novamente a semente em direção ao futuro, através de uma pluralidade de projetos, a divulgação da importância do estudo da Filosofia, particularmente a Filosofia Espírita no século XXI.

E nesse sentido convidamos a todos, expositores, voluntários, estudiosos, alunos e todos aqueles sequiosos de sabedoria para que venham compartilhar na construção desse edifício cultural, tijolo por tijolo, de modo a registrar, em meio ao desenvolvimento da história do pensamento e dos filósofos, a Filosofia dos Espíritos.