“ FILOSOFIA DA VIDA”

O sentido da vida é uma questão filosófica. Viver biologicamente é passar os genes adiante, porém viver filosoficamente implica em, questionar quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Qual o sentido da vida? Estas e outras questões buscaremos responder no simpósio.
Pensar a vida para a Filosofia Contemporânea é pensá-la como um projeto, e o futuro está condicionado pelo passado e pelo nosso ser-no-mundo, ou seja, nossa condição de seres em determinada situação. Por conseguinte nossa existência é considerada no tempo.

Do ponto de vista existencial a filosofia é a ciência que trata da vida humana e dos entes e de sua manifestação em geral. Trata dos entes enquanto são seres que diferem entre si e permanecem unidos ao Pai em si mesmos. Para a Filosofia Espírita os seres se associam por intercâmbio espiritual e não só na vida terrena material. Efetivamente, a concepção de vida em relação estendese a outros planos de consciência.

Somos seres em manifestação e por isso somos livres para viver, para pensar e para sonhar. Somos livres perante nós mesmos e perante o mundo. Valerse da sua liberdade é valer-se de suas próprias forças para superar-se, no aqui e no além. Somos triunfantes perante o mundo e perante os homens, mas importa sejamos triunfantes em nós mesmos. O conceito estrito de existência é vida em relação e nosso intercâmbio espiritual é mais rico que o material.

Somos seres em elevação espiritual e nosso percurso ontológico é o caminho para Deus. Não no sentido mítico teológico, mas no sentido pleno do existir.

Somos relacionados uns aos outros pelos sentimentos de discórdia ou união, mas somos livres em nós mesmos para escolhermos nossa vida de relação. A vida é autêntica se vivenciarmos o sentido pleno da morte, ou seja, do existir perpétuo. Somos seres para a vida eterna, seres em triunfo perante a morte terrena. Somo autônomos para escolher nossos caminhos e vivenciá-los segundo a nossa consciência, e portanto somos libertos por nós mesmos.

Somos seres em evolução, este é o telos do existir, seres em manifestação para a morte terrena e para a vitória triunfante sobre o mal. A virtude é o bem maior da existência, e a alcançamos por esforço próprio. Por ela chegamos a todos e a nós mesmos, enquanto interioridade divinal, partícipes da criação, oriundo todos da mesma origem, e em ascensão espiritual.

 

 

Programação e inscrições

Mais informações