Comprometimento da equipe IEEF

O comprometimento da equipe do IEEF ressaltam a credibilidade e a eficiência de suas ações, pretendendo-se multiplicadoras em outros espaços.

O caráter educacional da reflexão filosófica (cidadania)

Uma educação consciente potencializa as qualidades do ser humano. Eleva a capacidade humana a um nível superior, conduzindo a descoberta de si mesmo e criando, pelo conhecimento do mundo exterior e interior, melhores formas de exercer a cidadania. Então, o ato de educar pode ser conceituado como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, ocorrendo essa interação tanto no nível do intrapessoal, como no nível da influência do meio. Ou seja, essa interação se configura numa ação exercida sobre sujeitos – ou grupos de sujeitos-, visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida.

Inovação e difusão gratuita de reflexão filosófica a diferentes públicos

O IEEF permite que todos os interessados, leigos ou não, descubram gratuitamente o prazer da pesquisa e reflexão filosófica. Por meio de programas educacionais inovadores, o instituto estimula a curiosidade, a busca e a descoberta de alternativas para a vivência de questões socioculturais e fundamentais.

O IEEF é espaço de formação e articulação de ações em comum

Há cerca de dez mil centros espíritas no Brasil, de acordo com a FEB (Federação Espírita Brasileira). Pessoas que se consideram espíritas somam aproximadamente 1,3 % da população brasileira, de acordo com o IBGE (censo 2002). Isto significa que cerca de 2,2 milhões de pessoas se declaram espíritas no Brasil.

O voluntariado entre os espíritas

Informação importante sobre os espíritas (IBGE – 2002): eles trabalham no movimento espírita de forma voluntária. A administração dos Centros Espíritas e a prática em Reuniões Mediúnicas não envolvem qualquer remuneração. Os espíritas se associam e pagam as despesas dos centros espíritas por meio de um sistema de mensalidades. Três por cento das organizações registradas no Conselho Nacional de Assistência Social têm em sua razão social as palavras espírita ou kardecista. Segundo Giumbelli (1998), que estudou 864 centros espíritas no Rio de Janeiro, 69% deles declarou ter objetivos assistenciais, mas 94% realizam de fato alguma atividade assistencial. Este estudo é parte de uma pesquisa organizada pela Johns Hopkins University – E.U.A.

Transparência

Todas as informações relativas à atuação do IEEF estão à disposição de associados, mantenedores, parceiros, interessados e toda a sociedade, por meio de divulgação clara, compreensível e sistemática.

DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor Presidente: Kleber Simão Abel
Diretor Secretário: Eduardo de Barros Silveira
Diretor Adm. Financeiro: Astrid Sayegh

CONSELHO FISCAL

Lilian Izabel Leite Mozardo

Valéria Antoniazzi P. Rosa Castro

Marcia Farias