Educação e filosofia na idealização de uma sociedade melhor

Horário: Sábado – 14:00 hs

Início: 08/03/14  Duração: 4 meses

Prof. Responsável: Ricardo Baptista Madeira*

Resumo: Leitura, análise e discussão dos diálogos de Platão que enfocam a criação de uma sociedade melhor. Formas de conhecimento, formas de governo e o destino das almas após a morte do corpo físico. Diferença entre real e realidade (discussão da segunda parte do diálogo A república). Abordagem da sociedade ideal, da educação e do papel da filosofia no planejamento de um estado autárquico e mais justo (discussão do diálogo As leis).

Programa do Curso:

1)   Filósofos, governantes da sociedade; ciência, opinião e filosofia; o filósofo e a multidão; caracteres do filósofo; a natureza do Bem e o inteligível (o Bem, o sol e o conhecimento); a metáfora da caverna, figuração da ontogênese e da missão social do filósofo; ciência, dialética e educação, enquanto elementos formadores da sociedade; ciência, entendimento, fé, suposição e opinião; da educação das crianças, da juventude até a maturidade; formas de governo e tipologia dos caracteres das almas (diferenças e evoluções dos tipos sociais e humanos); o destino das almas após a morte, as escolhas de tipos de vidas (o “mito” de Er) – por intermédio da análise de trechos do diálogo A república.

2)   A educação, a sociedade e o filósofo (exposição e discussão de trechos selecionados do diálogo As leis, tendo em vista melhor compreender as concepções platônicas de filosofia, sociedade, educação e felicidade humana).

Metodologia: Aulas expositivas e interativas. Discussão dos temas tratados, com base na leitura crítica dos textos e reflexões sobre a essência da filosofia platônica.

Avaliação: Exercícios em avaliação continuada, conforme os temas das aulas, a serem definidos durante o curso; exposição dos alunos (em grupo ou individualmente) sobre temas platônicos ligados à Doutrina dos Espíritos.

Referências:

BERGSON, H. Cursos sobre a filosofia grega. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Brandão, J. L.; SARAIVA, M. O. de Q.; LAGE, C. F. Ellhnika: introdução ao grego antigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BRISSON, L.; Pradeau, J.-F. Vocabulário de Platão. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

JAEGER, W. Cristianismo primitivo y Paidéia griega. México: Fonde de Cultura Económica, 1965.

________. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KRAMER, H. Platón y los fundamentos de la metafisica. Caracas: Monte Avila Editores, 1996.

Malzoni, C. V. 25 lições de iniciação ao grego do Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2009.

MONDOLFO, R. O pensamento antigo. São Paulo: Mestre Jou, 1966.

PLATÃO. A república. São Paulo: Martin Claret (col. A Obra Prima de cada Autor), s/d.

________. As leis. São Paulo: Martin Claret (col. A Obra Prima de cada Autor), s/d.

PLATÓN. Obras completas. Madrid: Aguilar, 1969.

REALE, G. Para uma interpretação de Platão: releitura da metafísica dos grandes diálogos à luz das “Doutrinas não-escritas”. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

________. Platão. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

ROGUE, C. Compreender Platão. 4ª. ed. São Paulo: Vozes, 2008.

SZLEZÁK, T. A. Platão e a escritura da filosofia. São Paulo: Loyola, 2009.

* (Bacharel em Letras pela FFLCH-USP; doutor em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP, e em Linguística e Semiótica, pela FFLCH-USP).

 

MATERIAL DIDÁTICO | CORPO DOCENTE | INSCRIÇÕES (ENCERRADAS)