Educação e filosofia na idealização de uma sociedade melhor
Horário: Sábado – 14:00 hs
Início: 08/03/14 Duração: 4 meses
Prof. Responsável: Ricardo Baptista Madeira*
Resumo: Leitura, análise e discussão dos diálogos de Platão que enfocam a criação de uma sociedade melhor. Formas de conhecimento, formas de governo e o destino das almas após a morte do corpo físico. Diferença entre real e realidade (discussão da segunda parte do diálogo A república). Abordagem da sociedade ideal, da educação e do papel da filosofia no planejamento de um estado autárquico e mais justo (discussão do diálogo As leis).
Programa do Curso:
1) Filósofos, governantes da sociedade; ciência, opinião e filosofia; o filósofo e a multidão; caracteres do filósofo; a natureza do Bem e o inteligível (o Bem, o sol e o conhecimento); a metáfora da caverna, figuração da ontogênese e da missão social do filósofo; ciência, dialética e educação, enquanto elementos formadores da sociedade; ciência, entendimento, fé, suposição e opinião; da educação das crianças, da juventude até a maturidade; formas de governo e tipologia dos caracteres das almas (diferenças e evoluções dos tipos sociais e humanos); o destino das almas após a morte, as escolhas de tipos de vidas (o “mito” de Er) – por intermédio da análise de trechos do diálogo A república.
2) A educação, a sociedade e o filósofo (exposição e discussão de trechos selecionados do diálogo As leis, tendo em vista melhor compreender as concepções platônicas de filosofia, sociedade, educação e felicidade humana).
Metodologia: Aulas expositivas e interativas. Discussão dos temas tratados, com base na leitura crítica dos textos e reflexões sobre a essência da filosofia platônica.
Avaliação: Exercícios em avaliação continuada, conforme os temas das aulas, a serem definidos durante o curso; exposição dos alunos (em grupo ou individualmente) sobre temas platônicos ligados à Doutrina dos Espíritos.
Referências:
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* (Bacharel em Letras pela FFLCH-USP; doutor em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP, e em Linguística e Semiótica, pela FFLCH-USP).
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