Curso: O pensamento filosófico de Herculano Pires e Humberto Mariotti

Expositor Responsável: Lindemberg Jackson Sousa de Castro

Coordenador do Instituto de Filosofia Espírita Herculano Pires – IFEHP; Licenciado em Filosofia e em Pedagogia; Psicanalista com especialização em Saúde Mental; Mestrando em Filosofia (UFC)

Horário: Sábado – 14:00 hs

Início: 06/03/2021 Duração: 4 meses (março a junho) (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Resumo: Apresentaremos algumas das obras dos filósofos Herculano Pires e Humberto Mariotti, em forma de temas filosóficos, situando-os como pensadores importantes do século XX, e destacando as suas contribuições para a pesquisa filosófica e para o movimento espírita em específico. O movimento espírita em geral ainda carece de conhecimento histórico e filosófico dos seus pensadores clássicos, e propomos esse curso também para traçar diálogos entre os filósofos citados e Allan Kardec.
As obras filosóficas de Herculano Pires e Humberto Mariotti continuam atuais para os desafios do nosso tempo, desafios históricos e sociais que permeiam as experiências dos Espíritos encarnados na Terra.

Programa:

Utilizaremos as obras listadas abaixo:

Herculano Pires

O Reino
O Espírito e o Tempo
Introdução à Filosofia Espírita
Pedagogia Espírita
Educação para a Morte

Humberto Mariotti

O homem e a sociedade numa nova civilização
Filósofo Herculano Pires e Poeta

Disponibilizaremos essas e outras obras complementares em PDF, para o acesso de todos e todas que estejam inscritos no curso.