Idade a que se destina: 12 a 15 anos

Horários: * Programa ainda em re-estruturação

Duração: 1 hora/aula – 1 ano de curso

Prezados pais, por que Filosofia para crianças?

Ao examinarmos o presente retrato das novas gerações, observamos que os adolescentes não têm demonstrado nas escolas um rendimento que contenta, observa-se que lhes é muito fatigante adquirir novos conhecimentos. As crianças mostram grandes embaraços em se comunicar, se expressar e na área de matemática.

Por ventura, não será que tal lacuna estaria revelando a realidade de outra, que antecede e mais essencial?

Será que por detrás de tais deficiências não estaria a ausência de habilidades de raciocínio?

Por tradição, a Filosofia tem sido a disciplina sem precedentes a interessar-se com o pensamento lógico, crítico e reflexivo: a se importar em fazer progredir as habilidades de raciocínio através da ilustração de conceitos e do exame dos significados, além de favorecer hábitos que levem a questionar e a investigar.

A Filosofia é um pensar que se destina ao aperfeiçoamento do pensamento.

O método?

O programa Filosofia para Crianças é um programa que cultiva o desenvolvimento das habilidades de raciocínio através da discussão de tópicos filosóficos.

Filosofia para Crianças-Educação para Pensar Bem (PFC) é o nome dado, no Brasil, ao programa filosófico-educacional criado, no final da década de 1960, por Matthew Lipman e desenvolvido por ele e por colaboradores até os dias de hoje.” – profº Dr. Marcos A. Lorieri.

Busca proporcionar aos jovens e às crianças momentos de diálogo e investigação através dos quais descubram os procedimentos da pesquisa referentes aos temas filosóficos, e ao realizá-los, consigam fazer progredir sua aptidão de “pensar bem” através do método da comunhão de pesquisa.

O conteúdo?

Busca-se oferecer um extenso trânsito aos temas relevantes da Filosofia por isso o curso é estruturado a partir de diálogos, que oferecem tópicos a ser questionáveis pelos adolescentes e pelas crianças, e através das opiniões e reflexões distintas consigam construir um caráter autônomo como seres que pensam e agem com equilíbrio.

A importância do curso?

A Filosofia provoca um grande atrativo por parte dos adolescentes e das crianças precisamente porque proporciona mais importância ao pensar do que ao reter informações na memória, assim como promove questões pertinentes, próprias do mundo deles, como verdade, justiça, liberdade, bondade.

As grandes interrogações que os filósofos do passado fizeram, permanecem no presente: os homens de hoje continuam a se colocar problemas sobre eles mesmos, sobre a vida, sobre a sociedade, sobre a cultura, sobre o transcendente, etc., que constituem verdadeiros desafios à nossa atividade reflexiva.” – profº Dr. Hilton F. Japiassu