Prof. Responsável: Ricardo Baptista Madeira

Resumo: Leitura, análise e discussão dos seguintes diálogos de Platão: Fédon e A república. A alma, sua natureza, evolução e educação, assim como da sociedade humana, serão temas a serem especialmente debatidos, entre outros.

Programa do Curso:

1)    Fédon: a imortalidade da alma, a morte e a alma, a purificação da alma, a virtude, a reminiscência, os destinos da alma, a alma e a filosofia, a sobrevivência da alma após a morte;

2)    A república: a educação e a ética na sociedade; arte e sociedade; arte e amor; a educação dos guardiões da cidade; virtudes cívicas e harmonia social; as partes da alma e as camadas sociais; a justiça no indivíduo e na coletividade; homens, mulheres e crianças, educação e direitos; os bens na cidade; filósofos, governantes da sociedade; ciência, opinião e filosofia; o filósofo e a multidão; caracteres do filósofo; a natureza do Bem e o inteligível (o Bem, o sol e o conhecimento); a metáfora da caverna, figuração da ontogênese e da missão social do filósofo; ciência, dialética e educação, enquanto elementos formadores da sociedade; ciência, entendimento, fé, suposição e opinião; da educação das crianças, da juventude até a maturidade; formas de governo e tipologia dos caracteres das almas (diferenças e evoluções dos tipos sociais e humanos); o destino das almas após a morte, as escolhas de tipos de vidas (o “mito de Er”).

Metodologia: Aulas expositivas e interativas. Discussão dos temas tratados, com base na leitura crítica dos textos e reflexões sobre a essência da filosofia platônica.

Avaliação: Exercícios em avaliação continuada, conforme os temas das aulas, a serem definidos durante o curso; exposição dos alunos (em grupo ou individualmente) sobre temas platônicos ligados à Doutrina dos Espíritos.

Referências:
BERGSON, H. Cursos sobre a filosofia grega. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRANDÃO, J. L.; SARAIVA, M. O. de Q.; LAGE, C. F. Ellhnika: introdução ao grego antigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BRISSON, L.; Pradeau, J.-F. Vocabulário de Platão. São Paulo: Martins Fontes, 2010. ESTRADA, J. A. Deus nas tradições filosóficas. São Paulo: Paulus, 2003.
JAEGER, W. Cristianismo primitivo y Paidéia griega. México: Fonde de Cultura Económica, 1965.
________. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995. KRAMER, H. Platón y los fundamentos de la metafisica. Caracas: Monte Avila Editores, 1996. Malzoni, C. V. 25 lições de iniciação ao grego do Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2009.
MONDOLFO, R. O pensamento antigo. São Paulo: Mestre Jou, 1966.
PECORARO, R. Os filósofos clássicos da Filosofia. 2ª. Ed. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes/PUC, 2009.
PEREIRA, M. H. da R. 6. ed. Estudos de história da cultura clássica. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1987.
PLATÃO. A república. São Paulo: Martin Claret (col. A Obra Prima de cada Autor), s/d.
________. As leis. São Paulo: Martin Claret (col. A Obra Prima de cada Autor), s/d.
________. Fédon. São Paulo: Martin Claret (col. A Obra Prima de cada Autor), s/d. PLATÓN. Obras completas. Madrid: Aguilar, 1969.
REALE, G. Para uma interpretação de Platão: releitura da metafísica dos grandes diálogos à luz das “Doutrinas não-escritas”. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
________. Platão. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
________. Sofistas, Sócrates e socráticos menores. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990.
REGA, L. S. Noções do grego bíblico. São Paulo: Vida Nova, 2004.
ROGUE, C. Compreender Platão. 4ª. ed. São Paulo: Vozes, 2008.
RUSSEL, B. Obras filosóficas. 3. ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1969.
SZLEZÁK, T. A. Platão e a escritura da filosofia. São Paulo: Loyola, 2009.
VERNANT, J.-P. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

INSCRIÇÃO NO CURSO